Der conclui projeto para readequa??o de marginais


15/05/2017 00h00

O engenheiro do DER (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem), Carlos Rolando Razzini, participou da reunião de diretoria da Acic, na manhã desta terça-feira, para informar sobre a conclusão do projeto para a readequação das marginais da BR-277, no trecho em que ela corta o perímetro urbano de Cascavel. O objetivo é promover ajustes que tornem a utilização das vias mais seguras tanto a pedestres, como a motoristas e a ciclistas.

Mudanças no projeto original ajudam a explicar as dificuldades atualmente enfrentadas para trafegar nos acessos. Em vez de mão única e com nove metros, o resultado são pistas com apenas sete metros e com mão dupla. Com isso, o risco de circular pelas marginais aumentou muito, já que no trecho são registrados inúmeros acidentes, inclusive alguns graves.

O primeiro projeto foi custeado por empresários instalados às margens da 277 e também pela Acic. Ele contemplava pistas com nove metros e valorizava critérios de segurança, no entanto acabou alterado. Com isso, a solução há tanto cobrada não foi efetivamente contemplada. Agora, o DER busca a adequação do já existe e a realização de obras complementares, a exemplo de acessos mais seguros entre as marginais e a rodovia. Razzini informa que com a alteração prevista, com a adoção da mão única, toda a sinalização deverá ser alterada.

Alguns trechos que não foram executados serão contemplados, bem como a implantação de uma ciclovia devidamente sinalizada, de acordo com Razzini. “Desde o início, todo o dispositivo que foi empregado era para mão única, no entanto na prática não é o que ocorre”, afirma o engenheiro. O trecho das marginais, considerando os dois lados da 277, é de 14 quilômetros. Uma reunião no fim do mês vai servir para que o DER apresente o projeto com os ajustes à prefeitura, concessionária e Polícia Rodoviária Federal.

O presidente da Acic, José Torres Sobrinho, lembra que a implantação das marginais da BR-277 é uma das mais antigas bandeiras da associação comercial, com mais de 20 anos. “A Acic e os empresários auxiliaram em tudo o que puderam para a execução da obra, que não atendeu à expectativa. Agora, a entidade apoia mudanças para tornar o tráfego pelo trecho mais seguro e adequado às necessidades do município e da região”.

 

Legenda

 

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, o presidente da Acic, José Torres Sobrinho, e o engenheiro Razzini


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