Como cobrar clientes com inadimpl?ncia?

26/01/2017 00h00

Uma das principais dificuldades de quem atua vendendo itens a prazo é justamente garantir que a gestão desses pagamentos seja boa e que não haja problemas que comprometam o fluxo de caixa de suas empresas.

Por isso é extremamente importante não só reforçar os mecanismos de proteção, como consultar e conhecer melhor a situação desses clientes o máximo possível antes de conceder crédito, como também saber o que fazer para cobrá-los caso seja realmente necessário.

O que, afinal, você deve saber para conseguir cobrar clientes inadimplentes adequadamente?

Fique de olho nas questões a seguir:

Contato: procure seu cliente para negociar

Quando já existir uma dívida instalada, a melhor forma de iniciar a cobrança é procurando seu cliente para tentar uma negociação.

Nesse ponto uma base de dados atualizada e bem gerenciada, com informações bem validadas é de suma importância.

Ou você correrá até mesmo o risco de não poder cobrar os clientes por não saber onde estão instalados naquele momento e quais os novos telefones para contato (no caso de um cliente que mudou de endereço, por exemplo).

Uma ferramenta de busca qualificada que ajude a localizar os clientes pode ser bastante útil nesse processo e a garantia de que sua empresa nunca “os perderá de vista”, dando-lhe segurança e agilidade sempre que precisar efetuar cobranças também.

Notificação: atenção aos métodos de cobrança

Em seguida cabe lembrar que existem diretrizes estabelecidas por lei a se seguir em todas as interações com os clientes para poder cobrá-los com segurança.

O próprio Código de Defesa do Consumidor impõe limites quanto a constrangimento e existem disposições legais que o cliente deve ser bem informado a respeito.

Mesmo em caso de empresas, é preciso estar atento a cuidados.

Por isso é importante optar por um meio de cobrança que observe critérios primeiramente de discrição, que intente notificar adequadamente o cliente a respeito da dívida que tem (ele deve ter acesso a informações corretas e precisas sobre o que está sendo cobrado) e assim ter respaldo legal da ação.

Existem meios de iniciar a cobrança de dívidas mesmo sem realizar a negativação após o comunicado, podendo proceder de forma mais amigável a um possível acordo. Cabe avaliar cada caso e verificar qual modo pode ajudar mais sem infringir regras ou causar maiores dificuldades de relacionamento com esse cliente que está em atraso.

Cobrança: aposta em um meio aliado para facilitar o processo

Por fim, vale dizer que uma vez que se recomenda a via judicial somente em último caso, apenas quando todas as possibilidades estiverem se esgotado, é válido apostar em um meio que ajude a empresa a recorrer a esses clientes, tentando uma resolução mais confortável para os casos de dívida.

A Carta Cobrança, por exemplo, é uma das alternativas mais interessantes para empresas que buscam localizar e cobrar clientes inadimplentes sem intermediários ou maiores custos, localizando, notificando e cobrando-os de forma otimizada, simples e eficiente.

Suas possibilidades estão entre os métodos de cobrança de inadimplentes mais eficazes e com ela sua empresa encontra um modo prático e simples de tentar todas as formas viáveis antes de partir para outra instância.

E então, você também enfrenta dificuldades para cobrar clientes devedores? Deseja adquirir uma ferramenta que te auxilie nesse processo?

Obtenha já mais informações sobre aumentar possibilidades de recuperação de crédito por meios facilitados como a Carta Cobrança da Serasa Experian!

Fonte: Serasa Experian