Investir em capacita??o pode ser decisivo para o futuro de um neg?cio

07/08/2017 00h00

Entenda a importância da gestão para o sucesso de uma empresa

Se você busca melhores soluções para sua empresa, já deve ter percebido que a gestão é imprescindível à condução de negócios. É a gestão que vai ajudar a decidir o que fazer para alcançar os resultados estipulados pelo planejamento estratégico. E para alcançar esses resultados, é preciso um sincronismo entre o estratégico, o gerencial e o operacional.

Segundo a coordenadora do Programa de Capacitação em Gestão da PUC-Rio, Cláudia Barbará, se a gestão não for adequada, a realidade operacional da empresa passa a ser totalmente diferente do que o que foi definido pelo planejamento estratégico.

“A realidade da empresa está no operacional. Então se não tiver gestão, não há uma sintonia entre o que se definiu estrategicamente e aquilo que a empresa está fazendo no dia a dia. E é por isso que, na maioria das vezes, a instituição acaba tendo um resultado inesperado, bem aquém ao que se queria ter”, explica Cláudia.

Pensando nisso, o mercado de trabalho exige, cada vez mais, profissionais capacitados em gestão com uma visão holística da prática de gestão em todos os níveis. Desde o planejamento até o gerenciamento da rotina. Desta forma, o profissional consegue contribuir para um resultado estratégico na empresa. Para desenvolver essa visão do processo é fundamental investir em qualificação profissional.

A capacitação em gestão é composta de cinco pilares que são práticas fundamentais na condução de um negócio. O primeiro é a gestão estratégica onde tudo começa. Em seguida a gestão de processos, de projetos, de pessoas e o modelo de gestão, que é o sistema de gestão da empresa que junta todos os esforços pra chegar a resultados. De acordo com Cláudia, que aborda os cinco temas no Programa de Capacitação da PUC-Rio, é necessário qualificar profissionais nesses pilares para entender a visão integrada das práticas de gestão em todos os níveis de desempenho da empresa. Desde o estratégico até o operacional.

“O profissional quando se habilita em gestão nos cinco pilares, ele ganha a visão holística. Quando ele não tem essa visão, não percebe como vai contribuir para o resultado final. É o que mais acontece quando as empresas falham. Isso porque os profissionais ficam no gerenciamento da rotina, decidindo sobre coisas sem saber de fato como ele contribui para o resultado que vai fazer diferença no sucesso da instituição”, aponta Cláudia.