Pais: lojas virtuais recuperam R$ 61 mi; data move R$ 1,94 bi no e-commerce

17/08/2017 00h00

As lojas virtuais brasileiras recuperaram R$ 61 milhões em volume de vendas no Dia dos Pais. A informação foi divulgada pela ShopBack, empresa especializada em tecnologia Big Data para recuperação de clientes no comércio eletrônico. De acordo com o levantamento, esse montante representou crescimento de 13% em relação ao volume recuperado na mesma data do ano passado.

Os segmentos que mais trouxeram clientes de volta no período foram moda e acessórios (31%), eletrônicos (22%), livros (14%) e perfumes (9%), sendo os outros 24% divididos nas categorias viagens, calçados, CDs e DVDs, entre outros. O tíquete médio alcançado foi de R$ 401, o que representou uma alta de 8% ante o mesmo evento de 2016.

As notificações personalizadas por push no navegador ou aplicativo da loja foram o recurso mais eficiente. Em segundo lugar ficaram as ações via e-mail, seguido por iniciativas no próprio site, como o overlay de abandono (janela com recomendações de produtos de interesse que aparece no momento em que o consumidor se movimenta para fechar a página). Logo a seguir ficaram campanhas via Facebook e SMS.

Já segundo a Ebit, empresa de informação sobre o comércio eletrônico brasileiro, o Dia dos Pais movimentou R$ 1,94 bilhão no comércio eletrônico, alta de 10,1% ante os R$ 1,76 bilhão registrados no ano passado. O número de pedidos expandiu 5,1%, de 4 milhões para 4,2 milhões, enquanto o tíquete médio foi de R$ 462, alta de 4,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Ebit, empresa referência em informação sobre o comércio eletrônico brasileiro.

O monitoramento considerou as vendas realizadas entre 29 de julho e 12 de agosto.