Juros do cart?o aumentam para 399%

Na contramo da queda da Selic, taxas subiram para famlias e empresas

25/08/2017 00h00

A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito para quem paga pelo menos o valor mínimo da fatura em dia voltou a cair em julho. Ela chegou a 223,8% ao ano no mês passado, com redução de 6,4 pontos percentuais em relação a junho, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central (BC).

Porém, a taxa cobrada dos consumidores que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo da fatura subiu muito mais: 39,3 pontos, indo para 504% ao ano, em julho. Com isso, a taxa média da modalidade de crédito ficou em 399,1% ao ano, com alta de 18,3 pontos percentuais em relação a junho.

Desde abril, os consumidores que não conseguem pagar integralmente a fatura do cartão de crédito só podem ficar no crédito rotativo por 30 dias. A nova regra, fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em janeiro, obrigou as instituições financeiras a transferirem a dívida para o crédito parcelado, que tem taxas menores. A taxa do crédito parcelado subiu 1,6 ponto percentual para 159,5% ao ano, em julho.

De abril a julho, o saldo do rotativo para adimplentes caiu 17% e para os inadimplentes, 7,3%. Já o saldo do crédito parcelado do cartão subiu 32,9%, no período.

A taxa de juros do cheque especial ficou em 321,3% ao ano, em julho, com redução de 1,3 ponto percentual em relação a junho. A taxa média de juros para as famílias subiu 0,4 ponto percentual para 63,8% ao ano, no mês passado. No caso das empresas, a taxa subiu 0,5 ponto percentual para 25,3% ao ano.

Segundo o chefe adjunto do Departamento Econômico do BC, Fernando Rocha, as taxas de juros tiveram “ligeira subida” em julho, mas não é uma tendência, no momento de redução da taxa básica de juros, a Selic. De acordo com Rocha, o aumento dos juros ocorreu porque bancos com taxas menores concederam menos crédito no mês passado.