ACIC mobiliza sociedade civil para discutir a diversifica??o agr?cola em Campos

A iniciativa tem por objetivo incentivar o pequeno produtor a aumentar a produo

14/12/2017 00h00

A diversificação agrícola na região promovendo políticas de incentivo ao pequeno produtor, foi o tema da reunião desta quarta-feira (13), promovida pela Associação Comercial e Industrial de Campos- ACIC-.  O encontro reuniu o Superintende de Agricultura e Pecuária do Município, Nildo Cardoso, o professor e pesquisar do Uenf, Alcimar Chagas, o pesquisador da Estação Experimental da Pesagro, Silvino Amorim, representantes da Cooperativa Siccob Sul, Fabio Luiz Soares, Ealinessa da Silva, Irislandia Monteiro e Wellinton Lobo Teixeira e do presidente Sindicato dos Produtores Rurais de Campos, Ronaldo dos Santos Júnior e do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes, Ricardo Meyle.

O professor e doutor da Universidade Estadual do Norte Fluminense- UENF,  Alcimar Chagas Ribeiro  abriu o evento e durante sua explanação mostrou um diagnóstico setorial e possíveis alternativas para a região. Segundo o economista, o setor agropecuário tem concentrado esforços no cultivo da cana-de-açúcar e na pecuária de corte. No caso da agricultura, o município perdeu 79,28% da área colhida nos últimos trinta anos. Em 1985 a área colhida atingiu 147.979 hectares, encolhendo para 30.659 hectares em 2016, segundo dados do IBGE. Mesmo com a queda acentuada da área colhida, a sua participação relativa se manteve em torno de 33% da área colhida no estado, com exceção dos últimos seis anos, quando a mesma participação atingiu 24,74% em 2016.

Os representantes foram unanimes que precisam unir forças para reconquistar a confiança dos pequenos produtores, incentivando a produzir mais, para poder fornecer a produção para a Merenda Escolar, mediante a regularização do documento DAP ( Declaração  de Aptidão ao Pronaf), que permite aos produtores venderem para a Prefeitura.

A implantação do Polo Agroalimentar de Campos, onde funcionava o antigo CEASA, pode ser uma das alternativas para incentivar os pequenos produtores a produzirem e escoar a produção, reduzindo a presença do atravessador e permitindo ao trabalhador do campo receber um valor mais justo pela produção, destacou o superintendente da Superintendência de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso.

Já o  chefe da Estação Experimental do Pesagro, professor Silvino Amorim, defendeu a união dos órgãos em prol da diversificação agrícola na região que conta com  pesquisas de pontas defendidas pela própria Pesagro, Uenf, o Campus da Universidade Federal Fluminense,que podem dar o apoio técnico aos pequenos produtores.

Participaram da Mesa Redonda o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos- ACIC-, José Luiz Lobo Escocard, o professor da Uenf Alcimar Chagas,o Superintendente da Superintendência de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso,o  chefe da Pesagro, professor Silvino Amorim,o presidente do Sindicato de Hotéis e Restaurantes Ricardo Meyle, representantes do Cooperativa Sicoob Sul,  Fabio Luiz Soares, Ealinessa  da Silva, Irislandia Monteiro e Wellinton Lobo Teixeira, que se colocou à disposição para atender linhas de financiamento, considerando a experiência que têm com pequenos produtores rurais.

O presidente da ACIC, José Luiz Logo Escocard, achou que a iniciativa atendeu as expectativas apresentada que foi discutir alternativas que venham contribuir para o desenvolvimento agrícola na região. Uma nova data ficou pré- agendada para dia 10 de janeiro de 2018.