Sociedade Civil participa de ato pedindo mais segurança na BR -101

Documento assinado por prefeitos da região e representantes da sociedade civil organizada será encaminhado ao Governador do Rio e aos Presidentes da Alerj e Câmara Federal, pedindo providências imediata.

09/05/2019 13h14

Sociedade Civil participa de ato pedindo mais segurança na BR -101

Representantes de várias entidades de classes participaram nesta quinta-feira(9), na escadaria da Câmara Municipal de Campos de um ato público, cobrando das autoridades de segurança  e a Concessionária Autopista ações que garantam à população o direto de ir e vir na BR-101, principal rodovia que liga a capital do Rio de Janeiro as cidades do interior. Segundo dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal, só este ano, cerca de 200 assaltos aconteceram, no trecho entre a Ponte Rio Niterói e São Gonçalo
O empresário campista Rogério Souza Netto, foi uma das vítimas que apareceu no ato público, para contar os momentos de terror que viveu ao lado da esposa, no  último dia 28 de abril, por volta das 10h30, a pouco mais de 300  metros do Posto da Polícia Rodoviária Federal, quando foi abordado por um carro, onde um homem armado de fuzil, que estava no banco de trás do veículo, mandou que ele  parasse o automóvel, levando o veículo e todos os  seu pertences. “Eu viajo há mais de 20 anos pela BR 101 e hoje não tenho mais segurança. Agora não sabemos mais como ir ver a filha que estuda e mora no Rio de Janeiro,” desabafou o empresário.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos- ACIC, Leonardo Castro de Abreu, que também abraçou essa causa e lamentou a situação que a população vive atualmente. “Até o frete para o Estado do Rio de Janeiro está mais caro, onerando ainda mais os empresários, que precisam receber as mercadorias e também transportar. Só queremos ter o nosso direito respeitado, já que pagamos nossos impostos” ressaltou.
Os empresários decidiram elaborar uma carta conjunta, envolvendo todos os órgãos de classes do município, que será encaminhada ao governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, ao presidente da Alerj, André Ceciliano e ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, pedindo medidas imediatas.
Já o presidente regional da Firjan, Fernando Aguiar explicou que o ato é para mostrar que a sociedade civil organizada estar indignados com a situação de insegurança. Já estivemos com o governo, já estivemos na polícia, com deputados e representantes de entidades da região, para pedir uma coisa: segurança de ir e vir, segurança para estudar e trabalhar passando pela BR, a rodovia mais importante do interior do estado. Não é possível que a gente tenha restrições e medo de passar por lá diariamente, destacou Fernando.

O atual secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Marcão Gomes, representou o prefeito de Campos, Rafael Diniz, no ato. Ele recordou que o tema foi debatido por  Rafael e outros prefeitos durante a  reunião  do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), realizada nessa quarta-feira (8). Todos os prefeitos assinaram um documento que será encaminhada ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano; ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia; e ao governador do Estado, Wilson Witzel. O termo solicita providências imediatas quanto a essa questão de violência que aflige a todos nós. Não podemos ficar passivos. É um movimento suprapartidário, de toda a sociedade, ao qual todos nós devemos estar engajados. Esperamos que esta Câmara de Vereadores e a sociedade civil organizada possam sensibilizar as autoridades de Segurança Pública — declarou Marcão.

CONCESSIONÀRIA AUTOPISTA – A Arteris Fluminense informou que a Segurança Pública é um poder indelegável do Estado, mas colabora diuturnamente com os órgãos competentes que fiscalizam no trecho de 322 quilômetros da BR-101 RJ/Norte sob sua administração, entre a divisa RJ/ES e Niterói, com a cessão das imagens das câmeras disponibilizadas em tempo real via fibra óptica para as delegacias da Polícia Rodoviária Federal nas cidades de Niterói e Campos dos Goytacazes e para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na cidade do Rio de Janeiro. O acionamento das polícias para ocorrências policiais na rodovia é feito de imediato pelo Centro de Controle Operacional da Arteris Fluminense, que monitora 24 horas todo o trecho sob concessão da BR-101 RJ/Norte com viaturas e 115 câmeras.