Seminário de Desenvolvimento Regional termina e lança uma semente de esperança para a retomada do crescimento na região

Durante o evento foi anunciando investimentos na ordem de R$ 19 milhões para a Região Norte e Noroeste Fluminense par aos próximos anos

24/05/2019 14h36

Depois de dois dias de muita explanação reunindo autoridades federais, estaduais e municipais, além de representantes das universidades e da iniciativa privada, como o Porto do Açu,  ficou claro que a retomada do desenvolvimento da região norte noroeste fluminense, está voltada a melhoria da infraestrutura, principalmente no que diz a conclusão da duplicação da BR 101, entre o trecho que ainda depende de autorização ambiental, construção  da RJ- 244, que vai ligar Campos a São João da Barra, melhoria no Aeroporto Bartolomeu Lisandro, recuperação da malhar ferroviária,  além de  investimentos  na segurança e mobilidade.

Durante o evento, que aconteceu nos últimos dias 22 e 23 no Centro de Convenções da Universidade Federal Fluminense- UENF, foi anunciado pelo gerente de estudos econômicos da Firjan, Jonathas Goulart Costa investimentos de mais de 400 Milhões para o Estado do Rio,  sendo que R$ 19 milhões para a Região Norte Fluminense, dentro dos próximos 10 anos, criando assim novos postos de trabalhos diretos e indiretos.

O Porto do Açu, que fica no município de São João da Barra é o principal  centro de atrações para investidores nacionais e internacionais que acreditam e apostam no crescimento do segmento de petróleo e gás, mas que para investir precisa de  melhorar a infraestrutura, criando corredores logísticos para receber e escoar a produção.

De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos- ACIC- Leonardo Castro de Abreu,  acredita que o desenvolvimento é um caminho sem volta e acredita que os compromissos firmados durante o I Seminário de Desenvolvimento Regional do Norte e Noroeste é um dos passos para o crescimento, que precisa da união de todos os setores.

O presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campos (Codemca) e secretário executivo do Cidennf, Vinícius Viana, encerrou a atividade após a mesa-redonda “Atualização dos projetos de Infraestrutura para o desenvolvimento regional”. Ele destacou o significado da reunião de atores das esferas municipal, estadual e federal, bem como da iniciativa privada, visando o crescimento regional:

- Um passo fundamental é a união proposta pelo Cidennf entre todos esses órgãos, abrindo espaço para discutirmos tudo o que precisamos para crescer como região. Pensando na importância de ações como essa, estamos desenvolvendo pelo Cidennf um escritório de projetos, projetando a captação de apoio e recursos federais e estaduais – contou.

O secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, Jean Carlos Pejo, destacou que não há melhor solução para o crescimento regional: - São os municípios que conhecem as maiores necessidades de cada população e têm a capacidade de levar até Brasília. A partir disso, apresentamos as nossas condições de apoiar e dar soluções à cada cidade e pela região. Entendo como essencial para essa evolução que as cidades estejam cada vez mais integradas, conforme proposta nessa reunião – pontuou.

Unir os governos municipais do Norte e Noroeste, além de instituições e iniciativa privada em busca de alternativas para o crescimento econômico e social da região foi a essência da iniciativa do Cidennf, que teve enfoque na infraestrutura. O secretário estadual de Transporte, Delmo Pinho, destacou a ação.

O Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Felipe Quintanilha, ressaltou pontos importantes em âmbito regional, como BR-101, RJ-244, Ponte da Integração, Porto do Açu e aeroportos: - Olhando pelo Norte do Estado, é essencial trabalharmos em projetos pela conexão de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana. Já podemos pensar por exemplo em ligar Porto do Açu e aeroporto Bartolomeu Lisandro. São questões de esforço regional, e que o Cidennf pode ter papel fundamental. É fundamental sairmos de um evento como esse como compromisso de obter resultados a serem executados para nossa evolução em medida regional. Eu com essa união de forças possamos desenvolver uma região maior, mais unida e mais influente – finalizou.