ACIC, em parceria com o Porto do Açu, leva grupo de quase 40 empresários ao maior porto privado do país

Atualmente o espaço oferece cerca de 8 mil empregos entre as 12 empresas que atuam no Porto.

22/07/2019 15h20

Em busca de conhecer o desenvolvimento do Porto do Açu, um grupo de empresários afiliados à Associação Comercial e Industrial de Campos- ACIC- em companhia do presidente Leonardo Castro de Abreu, visitaram na última sexta-feira (19) as obras do maior empreendimento portuário privado da América Latina. Atualmente, cerca de 300 navios passam pelo terminal mensalmente,  exportando principalmente minério de ferro para a China.  O Porto do Açu conta  com o maior mineroduto do mundo, atingindo 529 km, ligando a cidade mineira de Conceição do Mato Escuro a São João da barra, onde está instalada o empreendimento portuário.

O Porto do Açú está em operação desde 2014 numa área de 130km2, com nove terminais, divididos em áreas offshore e onshore. O empreendimento  tem capacidade para movimentar 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Empresas como a Edison Chouest, maior base de apoio offshore do mundo está instalada no Porto do Açu. São mais de 180 operações por mês, em 9 berços operacionais, contratados pela Petrobras e 1 pela hevron.

O Porto é 100% privado. No local também esta sendo construída uma Usina Termelétrica a  Gás Natural, com previsão de entrar em operação em janeiro de 2021. Além de um terminal de regaseificação de GNL, de 21 milhões de metros cúbicos/dia, uma linha de transmissão e uma subestação, que ligará a termelétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Além da UTE GNA I, a companhia irá construir GNA II, com 1,7 GW de capacidade instalada. Juntas, as duas termelétricas somam 3 GW, suficiente para atender cerca de 14 milhões de residências.

- Nós da ACIC temos que estar sempre promovendo junto ao Porto do Acu estas visitas , pois é uma forma de dar oportunidade aos empresários de conhecerem a dimensão deste empreendimento, de saberem da necessidade de nos preparar para o crescimento, em infraestrutura e qualificação. O Porto do Açu será um dos maiores responsáveis do desenvolvimento de nossa região” destacou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos, Leonardo Castro de Abreu.