Autoridades elogiam I Seminário População em Situação de Rua

O evento foi realizado nesta terça-feira (29) na sede da Prefeitura, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e Secretaria Municipal de Governo.


30/10/2019 15h48

Previous Next

Diversas autoridades presentes no I Seminário “População em Situação de Rua no município, uma responsabilidade de todos”, elogiaram a iniciativa da Prefeitura na realização do evento. Uma delas foi a defensora pública estadual, titular do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, Carla Beatriz Nunes Maia, vencedora do prêmio Innovare em 2018 pela prática inédita no país RONDADH (Ronda de Direitos Humanos), que visa à prevenção de violações às pessoas em situação de rua, por agentes de segurança pública.

“Aqui em Campos, observei o comprometimento das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social para resolver a questão que envolve as pessoas em situação de rua. Também observei um excelente diálogo entre as equipes da saúde e da assistência social, que não existe em muitas outras cidades. Além disso, o mais importante: a sociedade civil querendo participar e os comerciantes também muito solidários. Parabenizo o prefeito Rafael Diniz por ter implantado o Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento para a População em Situação de Rua (CIAMP), pois muitos municípios ainda não o criaram”, afirmou a defensora pública.

O evento foi realizado nesta terça-feira (29) na sede da Prefeitura, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) e Secretaria Municipal de Governo. O objetivo foi apresentar a rede de atendimento municipal a esse grupo populacional e debater soluções e estratégias para aqueles que desejam sair das ruas.

Membro da Associação de Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa (Carjopa), Luiz Carlos Chicre, também elogiou: “Parabenizo à Prefeitura de Campos por esse seminário. Todos temos interesse em resolver essa questão e o comércio não é vilão nessa história. Inclusive, a CDL tem a Fundação CDL, que oferece projetos sociais voltados a pessoas em vulnerabilidade social”.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Leonardo  Abreu, também comentou: “Esse seminário está sendo excelente para nos trazer um norte, pois, muitas vezes, não sabemos se devemos ou não ajudar com alimentos, roupas, dinheiro, etc”, comentou.

O bispo da Administração Apostólica São João Maria Vianney e responsável pela Pastoral da Sobriedade no Estado do Rio de Janeiro, dom Fernando Rifan, opinou que a Prefeitura está fazendo sua parte. “A Prefeitura de Campos está fazendo um bom trabalho, mas é necessário que toda a sociedade esteja unida para obtermos ainda mais resultados”, ponderou.

O comandante do 8° Batalhão de Polícia Militar, Luiz Henrique Monteiro Barbosa, acrescentou: “É necessário enaltecer a Prefeitura por esse seminário, pois essa não é uma questão fácil de resolver. Muitas situações que envolvem a população em situação de rua acabam na segurança pública. É importante ressocializá-los e dar condições de mudanças. Estamos aqui para ajudar a construir um município melhor”, disse.  

A coordenadora regional (Região 12) da Defensoria Pública, Isabela Menezes, falou: “Queria expressar meu contentamento com esse auditório repleto por essa causa tão importante. A Defensoria Pública está de portas abertas. Campos é um polo muito atrativo pra quem vem buscar emprego, mas, muitas vezes, a mão de obra não é qualificada e o destino dessas pessoas acaba sendo a rua. A Defensoria é a casa da cidadania”, completou.

Também estavam presentes membros da Missão Bom Samaritano e da Comunidade Refúgio; gerente executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Nilton Miranda; secretário municipal de Segurança Pública Darcileu Amaral; Guarda Civil Municipal; vereador Paulo Cesar Genásio representando a Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes; representantes da Associação de Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa (Carjopa) e da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC).

Fonte: ASCOM / kamilla Uhl


Certificado Digital ACIC




Parceiros e Apoiadores

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp