Importância e benefícios da implantação e certificação da ISO 9001

13/02/2020 11h54

Quando se fala na implantação da norma ISO 9001 em uma empresa, muitos veem a iniciativa como uma espécie de capricho por parte de sua direção. Tal visão, além de ultrapassada, revela desinformação. Hoje, quando as organizações disputam mercado em escala global, a busca pela qualidade se transformou em questão de sobrevivência. E isso vale para companhias, instituições ou órgãos públicos de qualquer área.

A certificação ISO 9001 é uma norma internacional que trabalha a gestão de qualidade da organização – independentemente de seu ramo de atividade, setor ou tamanho. O foco das ações se concentra na satisfação do cliente/usuário do produto ou serviço. Para obter a certificação, a companhia deve cumprir uma série de requisitos e passar por auditorias independentes. Atualmente, cerca de 1 milhão de empresas em mais de 170 países têm a certificação ISO 9001.

VANTAGENS

Apresentar o certificado coloca a empresa em um patamar acima das demais. Demonstra que a companhia zela não só pela qualidade do produto ou do serviço, mas também pelo cumprimento de regulamentos, de legislações e de toda e qualquer exigência de caráter normativo.

A gestão de qualidade vai além da aplicação de novas regras de operação na empresa. Ela representa a construção de uma nova cultura organizacional, envolvendo a direção, os funcionários, os fornecedores, os parceiros e os clientes. Entre os principais benefícios da certificação, destacam-se:

1- Imagem da organização

A empresa que apresenta a certificação ISO 9001 passa a ser vista no mercado como referência em termos de gestão estratégica, tática e operacional. Mas se engana quem pensa que o produto é o foco. O elemento chave é a satisfação do cliente. Todo o esforço deve ser feito pensando nele. Já a clientela vê a companhia como uma organização antenada com práticas modernas.

2- Maior eficiência

A gestão de qualidade eleva os níveis de produtividade da empresa. A maior eficiência operacional reduz as falhas, elimina o retrabalho, acaba com o desperdício e dá agilidade à produção. Com isso, a companhia se coloca como um concorrente de peso no seu mercado.

3- Ganhos

Além dos ganhos financeiros decorrentes da certificação ISO 9001, a organização obtém economia de tempo, recursos humanos e de insumos. A análise dos benefícios da implementação das normas deve se dar de forma holística, identificando todas as áreas abrangidas pelas novas práticas.

4- Equipe

A busca pela qualidade total mobiliza todas as áreas da empresa – e em especial os funcionários. Treinamentos, capacitações e cursos fazem parte da rotina da companhia que quer obter a certificação. A cultura da gestão pela qualidade deve ser assimilada por cada empregado, assumindo a condição de tarefa cotidiana. Para tanto, a organização precisa mobilizar a sua força de trabalho. Já o funcionário se sente estimulado por integrar uma organização diferenciada, preocupada acima de tudo com a satisfação do cliente.

5 – Novos mercados

Muitas empresas só permitem o cadastramento de fornecedores que tenham o ISO 9001. Essa é uma tendência mundial e que ganha cada vez mais força no Brasil. A certificação abre as portas de novos mercados, com clientes exigentes e ávidos por produtos ou serviços de qualidade. Com isso, há maior probabilidade de crescimento de receitas.

Fonte: Yes Certificações