Dicas para a mulher ter uma vida financeira saudável

Você sabia que 40% dos lares brasileiros são chefiados por uma mulher?  Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base nos números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).


09/03/2020 10h32

Você sabia que 40% dos lares brasileiros são chefiados por uma mulher?  Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base nos números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

Para estas mulheres, manter o orçamento doméstico no azul, principalmente quando ela é a única provedora da casa, é um grande desafio.

Pensando em como colaborar para que elas possam ter uma vida financeira saudável, a Boa Vista traz neste Dia Internacional da Mulheres (08 de março) algumas dicas de como cuidar e melhorar o orçamento doméstico.

Cuidando do orçamento

A primeira atitude é ficar atenta ao que entra e sai de dinheiro mensalmente. Para isso é fundamental ter tudo registrado na ponta do lápis, ou até mesmo numa planilha.

A Boa Vista disponibiliza em seu site um modelo de planilha para que você comece a fazer seu controle de orçamento. Baixe clicando aqui. É de graça!

Feito isso, é hora de se organizar para adquirir o hábito de anotar todas as entradas e saídas de dinheiro, como salário e outras rendas, se houver, o pagamento do aluguel ou da prestação da casa, a escola dos filhos, as despesas fixas como água, luz, telefone, supermercado, etc. Por fim, coloque as prestações e financiamentos já assumidos.

Some os rendimentos e depois as despesas e veja se sobrou ou não dinheiro. Se o resultado for positivo, este dinheiro pode ser usado para uma poupança para imprevistos, para investir em algum negócio que possa trazer uma renda extra ou para fazer algum curso de aperfeiçoamento, por exemplo.

Se for negativo, é preciso repensar os gastos ou buscar uma renda extra para equilibrar o que entra e o que sai e, assim, evitar a inadimplência.

Veja abaixo o que pode ser feito para melhorar.

Trabalho extra

Existem muitas possibilidades de trabalhos extras, sem deixar de lado a principal fonte de renda, que podem proporcionar um dinheiro a mais na renda familiar. Exemplos: revenda de produtos importados, revenda de cosméticos, produção e venda de doces, artesanatos, cuidar de pets, aulas particulares de algo que você saiba fazer e até a produção de itens para datas comemorativas.

Descubra o que lhe dá prazer de fazer e pesquise para saber o que esta atividade extra pode acrescentar de dinheiro.

Cursos

Você pode também investir em melhorar sua vida profissional e, consequentemente, seus ganhos.

E não há necessidade de gastar dinheiro para melhorar o currículo. Atualmente existem muitos cursos gratuitos que podem ser feitos a distância. São os chamados EADs, disponíveis na internet.

Você também pode fazer uma graduação ou pós-graduação a distância, como também especialização ou cursos técnicos profissionalizantes ou específicos para o aperfeiçoamento de alguma habilidade.

Escolhido o curso, você poderá estudar em casa, nas horas vagas, aperfeiçoando-se na atividade que já desempenha ou se preparar para mudar de carreira no futuro. Então, corra atrás dos seus sonhos!

Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março é comemorado, desde 1975, o Dia Internacional da Mulher, data oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Um dia para reivindicar igualdade de gênero, aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Fonte: Boa Vista


Certificado Digital ACIC




Parceiros e Apoiadores

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp