Comércio campista mantém fechado por conta do Covid-19

Governador Wilson Witzel prorrogou por mais 15 dias o decreto do fechamento do comércio.

30/03/2020 15h32

Representantes do Cecam que é constituído pela Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a regional da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), Sindicato do Comércio Varejista, Fundação de Desenvolvimento do Norte Fluminense, Sindicato dos Comerciantes de Farmácias, Associação Fluminense do Comércio Farmacêutico e Sindicato Rural de Campos, se reuniram na última quinta feira (26) com o prefeito Rafael Diniz, onde foi apresentada uma pauta de reivindicação. "Como empresários estamos preocupados com as consequências que o fechamento do comércio vai provocar na economia local até o dia 5 de abril, por meio do Decreto Municipal, explicou o presidente  da ACIC, Leonardo Castro de Abreu.

Começamos a semana, ainda mais preocupados já que o governador Wilson Witzel prorrogou por mais 15 dias o decreto do fechamento do comércio, e que poderá se estender no município. No entanto, Leonardo acrescentou que entende que a pandemia do Coronavirus é necessário por uma questão de saúde pública e que temos que respeitar o Decreto Estadual e Municipal.  “O objetivo é encontrar saídas  dentro das orientações de Saúde, para que não seja registrado  desemprego no município e o fechamento de lojas. No estamos usando da tecnologia para reduzir os impactos, usando vendas online e oferecendo entrega gratuitas, desta forma evitando assim demissão e mais prejuízos,  acrescentou Leonardo Castro de Abreu.

A Acic também vem acompanhando o trabalho que a Fecomércio RJ vem realizando como  a solicitação da carência de 120 (cento e vinte dias) dos parcelamentos em curso referentes a tributos pregressos; desoneração de todos os tributos incidentes sobre a folha de pagamento pelo prazo de 90 (noventa) dias; a busca, junto aos bancos estatais, da criação de linhas de crédito de capital de giro para suprir o fluxo de caixa, com benefícios de carências e taxas incentivadas de longo prazo; e a postergação dos prazos para entrega das declarações fiscais e contábeis e a suspensão dos prazos para a prática de atos processuais no âmbito da Receita Federal do Brasil pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias.

Lutamos para que o empresariado tenha segurança neste período de crise, assim como acreditamos que o poder público tem o dever de dar respostas rápidas aos anseios da sociedade através de um plano estruturado e sustentável. Confiantes, esperamos que, em breve, possamos retomar nossas atividades produtivas com proteção e apoio das autoridades, preservando os empregos no setor de comércio de bens, serviços e turismo no estado. Caso contrário, teremos um cenário econômico devastador, com empresas fechadas e desemprego.