Comércio campista manterá fechado até o dia 30

A prorrogação foi publicada na edição Suplementar do Diário Oficial, nº 573, do último sábado(18) pela Prefeitura de Campos

20/04/2020 11h30

A medida visa reduzir as aglomerações e consequentemente o crescimento do contágio do COVID 19, que só em Campos dos Goytacazes já a testou 40 pessoas positivas, 45 aguardam resultados e uma morte. Na última semana membros do Conselho de Entidades Empresarias de Campos- CECAM, que reúne a ACIC, CDL, CARJOPA, FUNDENOR, ANFLUCOF, Sindicato Rural, Sindivarejo, e Firjan se reuniram com o prefeito Rafael Diniz e entregaram uma carta onde pedia que reavaliasse a situação  e abertura de algumas setores. O Poder público ampliou a abertura para as óticas e lojas de embalagens, desde que seguissem as orientações da Secretaria de Saúde, para evitar aglomerações.

Nesta segunda-feira completa 30 dias que o comércio campista está com as portas fechadas. Só setores essenciais como farmácias, supermercados, açougues, padaria, posto de combustível, lojas de conveniência, matéria de construção, borracharia e auto peças estão liberadas.  De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos, Leonardo Castro de Abreu, a expectativa é de que 30% das lojas que estão fechadas não consigam  reabrir, causando o desemprego. “ O setor já vinha sofrendo há mais de 2 anos, com a recessão e acreditava que o ano de 2020 será decrescimento. Até que o Covid 19 chegou abalando a economia não só do Brasil mas de todo o planeta”, comentou  Leonardo.

Campanha- Para tentar  fomentar a economia local a  Acic  lançou na última semana  a campanha “ Compre Aqui “.O objetivo é incentivar ao consumidor a prestigiar o pequeno e médio comércio de sua cidade, ajudando a reerguer nesse momento a pandemia  do Covid 19. Estimular o empresariado a comprar produtos nacionais é uma forma de ajudar a aquecer a produção brasileira. As medidas,  visam  aumentar os tributos e evitar as prováveis demissões que poderão acontecer , explicou o presidente da ACIC, Leonardo Castro de Abreu.

- Só com a união de todos  a economia poderá se recuperar. As vendas online e o sistema delivery vêm sendo usadas por alguns empresários para amenizar à crise, depois que os órgãos de saúde orientaram o fechamento de estabelecimentos comerciais para evitar aglomeração e a proliferação do Coronavírus. Estas duas ferramentas permitem que alguns empresários continuem trabalhando e produzindo receita, além de aquecer o delivery, que neste período de isolamento social, tem sido uma função primordial  na hora da compra e venda de produtos.