Perdas no comércio campista podem chegar a R$ 300 milhões devido ao isolamento social, imposto pelo COVID 19

As lojas estão fechadas desde o dia 23 de março por Decreto Municipal para conter o vírus da Covid 19


03/06/2020 15h00

Previous Next

O comércio campista enfrenta uma das piores crises de sua história. Há 69 dias os estabelecimentos comerciais estão com as portas fechadas devido à pandemia do Coronavírus, que nestes últimos meses já causou a morte de mais de 30 mil brasileiros, sendo que, só em Campos, soma 55 óbitos e mais de 780 casos confirmados. Com a suspensão das atividades o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos- ACIC- Leonardo Castro de Abreu, calcula que os prejuízos ultrapassem R$ 300 milhões, além de provocar um desemprego no setor de aproximadamente de 30% dos comerciários e o fechamento de 40% das lojas instaladas no município. O aquecimento do setor só deverá acontecer daqui uns 8 meses. 
Para tentar conter a pandemia a Prefeitura de Campos, vem publicando Decretos, visando reduzir as aglomerações e a possível transmissão do Covid 19. O município classificou a pandemia em cinco fases. Atualmente Campos esta na fase laranja, que é alto risco. A expectativa para reabertura do comércio, incluindo os shoppings, só quando atingir o nível amarelo, mas para isso acontecer é fundamental que a população se conscientize da importância de seguir as normas de saúde.
-  Infelizmente o comércio esta pagando a conta, devido a desobediência da população, que não segue as orientações de saúde. O que observei na última semana  é que  houve uma certa flexibilização por parte do poder público, permitindo que outros setores como oficinas, consultórios, escritórios de advogados e contabilistas voltassem  a funcionar desde que cumpram  os protocolos da saúde. Estaríamos muito melhores em relação à reabertura do comércio se realmente a população colaborasse mais no comportamento ao atendimento dos protocolos. O que temos presenciado é que em vários bairros e distritos os moradores e os comerciantes não estão respeitando as normas de saúde, comportando como se tudo tivesse normal, colaborando para o aumento dos casos”, destacou apreensivo o presidente da instituição centenária ACIC.
Para a retomada do comércio, quando entrar em vigor a fase amarela, os empresários deverão seguir algumas orientações, como disponibilizar álcool gel no acesso ao interior da loja, controlar o acesso de clientes, além do uso obrigatório de máscara facial. Medidas que tem por objetivo evitar aglomerações e reduzir o número da doença, medidas que serão tomadas pelos empresários destacou o presidente da ACIC.


Certificado Digital ACIC




Parceiros e Apoiadores

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp