Está sem dinheiro? Você pode pagar boletos com cartão de crédito

Mas, primeiro, é preciso verificar se a funcionalidade está disponível e habilitada no seu cartã, e se há limite disponível e se informar das taxas e juros sobre esta transação


29/06/2020 12h22

Você sabia que dá para pagar boletos com cartão de crédito? Com este meio de pagamento é possível quitar as contas do dia a dia, como água, luz, telefone, gás e até boletos de crediário e financiamentos.

Mas, primeiro, é preciso verificar se a funcionalidade está disponível e habilitada no seu cartão e se há limite disponível.

E, mais importante, saber se serão cobrados taxas e juros sobre esta transação.

Cartão está habilitado?

Para pagar boletos com cartão de crédito, o primeiro passo é verificar se o cartão está habilitado e se ele oferece esta modalidade de pagamento.

E isso é simples de ser checado. Basta uma consulta ao administrador do cartão ou ao banco emissor, que pode ser realizada nos canais de atendimento como site, internet banking, aplicativo e telefone. Ou falar com o gerente de sua conta.

Tipos de contas que podem ser pagas

Vai depender das permissões do emissor do cartão. Se ele oferece a opção de pagar boletos com cartão de crédito, verificar quais podem. Normalmente, aceitam a quitação de contas de consumo (água, luz, telefone, gás), tributos, como IPTU e IPVA, e de crediários em lojas ou financeiras.

Tem custos?

Sim, pode haver custos para pagar boletos com cartão de crédito. As taxas, tarifas e juros podem variar conforme cada emissor de cartão. Alguns bancos não cobram taxas, mas não descartam os juros.

Você pode comparar as tarifas consultando o sistema de divulgação de tarifas da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) no site da entidade.

A recomendação de educadores financeiros é que não faça o pagamento antes de saber quais os encargos que incidirão sobre o uso do cartão de crédito para pagar contas, verificando, inclusive o CET (Custo Efetivo Total), que é a porcentagem de tudo o que será cobrado na transação.

Quanto aos juros, eles serão calculados conforme o tempo que você vai usar o dinheiro do cartão para a quitação da conta.

Funciona assim: se você faz o pagamento no dia do vencimento da conta de água utilizando o cartão de crédito, este irá transferir o valor para a companhia de água na data do seu pagamento (por exemplo, a conta de água vence no dia 20). Mas a data de vencimento do seu cartão é no dia primeiro do mês seguinte. Então, você pagará juros pelos 10 dias que usou o limite do cartão para aquele pagamento.

 Conveniência

Pagar boleto com o cartão de crédito pode ser conveniente para quem está com falta de dinheiro para quitar os pagamentos e, assim, ter até 40 dias para quitar a fatura.

Ou seja, pagar boletos com o cartão de crédito pode resolver o problema imediato de não ficar inadimplente, mas pode não ser tão vantajoso pelos custos, além, é claro, de reduzir o limite do cartão.

Ainda, se não quitar a fatura do cartão na data do vencimento, o valor poderá crescer com a inclusão de mais juros pela rolagem da dívida.

Passo a passo

Pelo internet banking é necessário acessar a conta corrente, entrar na opção “pagamento”, digitar o código de barras do boleto, escolher a opção de pagamento por “cartão de crédito” e, por fim, autorizar o pagamento digitando a senha bancária.

Pelo aplicativo bancário é necessário, antes, solicitar a autorização prévia do aparelho celular, o que pode ser feito nos caixas eletrônicos ou pelo internet banking.

Por telefone, é preciso falar com a central de atendimento para saber se o banco permite quitar boletos por este canal de atendimento.

 

Fonte Boa Vista SPC


Certificado Digital ACIC




Parceiros e Apoiadores

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp