Acic realiza eleição para a nova diretoria nesta sexta-feira

Devido a pandemia da Covid 19, a eleição será online, no próximo dia 28, a partir das 19h

25/08/2020 10h50

Os empresários campistas, nos últimos dois anos, enfrentaram provavelmente uma das piores crises econômicas, provocadas pela recessão e, por fim, pelo isolamento social imposto pela Covid 19, que paralisou a economia local e mundial. "O período também mostrou que com criatividade, determinação e tecnologia os comerciantes continuam na luta por momentos mais animadores", explicou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Leonardo Castro de Abreu, que estará concorrendo no próximo dia 28, a partir das 19h, a reeleição pela instituição centenária para o biênio 2020/2022.

Poderão participar da eleição todos os associados que estejam em situação regular com a ACIC.  De acordo com o diretor jurídico, o advogado Thieres Rodrigues, a eleição deveria ter ocorrido no mês de julho, mas devido à pandemia da Covid. Durante a reunião realizada no dia 14 de julho foi votado à prorrogação do pleito e aprovado a eleição online, visando respeitar os protocolos de segurança. Também ficou aprovado que a eleição será no próximo dia 28 e a posse será automática, para evitar aglomeração. No último dia 9 a ACIC completou 129 anos de fundação. Concorrem a reeleição, Leonardo Castro de Abreu, como presidente, 1º vi-presidente Luiz Fernando Loureiro, 2º vice-presidente Maurício Cabral. O advogado José luiz Lobo Escocard é o ex-presidente imediato,
O atual presidente Leonardo Castro de Abreu ressalta que os últimos dois anos foram marcados por muitos desafios, sendo que nos últimos cinco meses o  comércio local amargou  prejuízo, desemprego e o fechamento de muitas  lojas, que foram agravados pela pandemia da Covid-19. Sem contar a queda acentuada do repasse dos royalties, impactando a economia local. Sem poder trabalhar por conta do isolamento social, muitos não conseguirão retornar às suas atividades. "Acreditamos que só dentro de dois anos haverá a retomada da economia. Não podemos deixar de citar que a categoria está mais participativa e acompanhando de perto as decisões sugeridas pelo Poder Público”,  concluiu Leonardo Castro.

Pontos positivos - Nesses dois anos, com o intuito de fortalecer o setor, a ACIC esteve presente em importantes eventos como o World Chambers Congress (que reuniu empresários de vários países da América Latina, no Rio de Janeiro), onde foram apresentados projetos inovadores, com a ideia de discutir o futuro das câmaras de comércio, trabalhando em conjunto por um futuro mais promissor. A entidade também conquistou uma cadeira na mesa-diretora da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Rio de Janeiro (Facerj), dando mais voz às reivindicações dos empresários locais, além de lutas  como manifestação sobre assaltos na BR-101,  Campanha contra o abuso sexual de crianças e adolescentes, cobrança junto à Concessionária do novo traçado da BR-101 e a presença no Conselho Municipal par ao desenvolvimento do município.

A ACIC também participou do I Seminário de Desenvolvimento Regional do Norte e Noroeste Fluminense (na Uenf), onde foram discutidos os impactos de infraestrutura na atração e consolidação dos investimentos transformadores em prol do desenvolvimento da região, como a BR-101 e a RJ-244, saneamento básico, Ponte da Integração, energia, porto e aeroportos. Ações que buscam ampliar os conhecimentos e encontrar ferramentas para superar as dificuldades e se preparar para a globalização. “Agora mesmo, neste período de isolamento, o e-commerce, delivery, drive thur e take away estão contribuindo para se manter vivo nesta luta” destacou.

- A Associação também esteve presente em ações sociais, como: Natal Solidário, Doação de Sangue, Campanha do Agasalho e Distribuição de Alimentos para as instituições filantrópicas, mantendo seu compromisso social com a população campista - disse o presidente, lembrando que sempre conta com o apoio da diretoria para realizar as ações.

Acesse o Link da Votação Clicando Aqui.