O setor produtivo de Campos entrega pauta de reinvindicações ao governador Cláudio Castro

Durante o encontro, o governador anunciou investimentos para Região de R$500 milhões.

06/08/2021 13h26

Criação de uma Zona Especial de Negócios- ZEN, entre os municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, ou a implementação de incentivos fiscais para a região Norte Fluminense, em razão de esta estar localizada entre duas capitais da região Sudeste – Rio de Janeiro e Vitória – e três zonas portuárias – Rio de Janeiro, Açu, em São João da Barra e Tubarão, em Vitória – tornando-a competitiva com o estado do Espírito Santo; A finalização das obras da ponte da Integração, ligando os municípios de São João da Barra a São Francisco de Itabapoana; Ampliar a validade das licenças de operação e indústria, passando de cinco para sete anos, uma vez que, atualmente, há um intervalo de dois anos para receber as licenças, foram algumas das sugestões apresentadas pelo Setor Produtivo de Campos, por meio de um documento coletivo, ao Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

A pauta de reivindicações da categoria foi entregue ao governante durante um café da manhã, realizado na manhã desta sexta-feira (06), na Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), através das mãos do vice-presidente da entidade, Edvar Chagas, que representou os empresários do município. O evento contou com a presença do prefeito, Wladimir Garotinho, do deputado estadual, Bruno Dauaire e de empresários e representantes de sociedade civil organizada. O governador anunciou, durante o encontro, a reforma do Hospital Geral de Guarus (HGG), a retomada das obras da ponte da Integração e seus acessos, para os próximos dias, cuja verba de investimentos para o interior do estado alcançará a marca de R$ 500 milhões.

De acordo com o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Fernando Loureiro - que representou o presidente Leonardo Castro de Abreu - o momento exige a união de forças em prol da retomada do desenvolvimento de Campos e região Norte Fluminense. Para o vice-presidente da ACIC, o apoio do Governo do Estado é primordial para o alcance da vitória nessa luta.

A pauta de reivindicação destacou ainda, o pedido de alteração da legislação estadual, em especial a Lei nº 6.269/2012, solicitando a modificação das taxas de juros e multa de mora, para fins de reduzi-las e, assim, torná-las condizentes com os valores praticados atualmente.

A mudança do teto de cobrança de tributos do Simples Estadual que, atualmente, é de R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) ao Simples Federal que é de R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais), também foi reivindicada pelos empresários, evitando assim, que muitas empresas sejam desenquadradas, podendo ocasionar o encerramento de suas atividades, gerando, consequentemente, maior desemprego.

O documento foi elaborado pela equipe da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC); Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL); Sindicato do Comércio Varejista de Campos (SINDIVAREJO) e da Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacentes (CARJOPA