Natal deve aquecer as vendas em Campos

A expectativa da ACIC é de que o setor registre um aumento de até 10% em relação ao mesmo período do ano passado

05/11/2021 07h00

Com o crescimento do número de pessoas imunizadas contra a Covid-19 em Campos e no país, as celebrações de fim de ano prometem mais faturamento para os lojistas, comparado com o mesmo período do ano passado. Em Campos, muitas das lojas já registram um movimento nas vendas de enfeites para o Natal, que é um bom indicador para o setor e do comércio de roupas, calçados, entre outros segmentos. A expectativa da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) é de que seja registrado um aumento de 10% nas vendas se comparado com o mesmo período do ano passado, gerando cerca de 500 novos empregos temporários, destacou o presidente da instituição, Leonardo Castro de Abreu.

Os setores de entretenimento, vestuários, calçados e eletrodomésticos também vêm registrando um aumento na contratação temporária para atender as festas de fim de ano. Leonardo Castro destaca que muitos dos colaboradores que perderam seu emprego no auge da pandemia, estão tendo a oportunidade de retornar ao mercado. Vale destacar que este funcionário em sua maioria já esta qualificado.

O presidente da ACIC, Leonardo Castro acrescentou que a regularidade no pagamento dos servidores públicos municipais e estaduais, principais empregadores no município, vão  refletir positivamente para aquecer as vendas de Natal. “Outro fator é o pagamento da primeira parcela do 13º salário, cujas empresas têm até o próximo dia 30 para pagar e a segunda parcela no dia 20 de dezembro”, finalizou.

O empresário Samuel  Sterck, destacou que este ano os decoradores de shopping e comércio começaram mais cedo a  ornamentar as lojas, visando atrair o consumidor e despertar o espírito natalino, para fugir da imagem do ano passado, quando o país enfrentava o auge da pandemia da Covid-19. “ Este ano, as pessoas estão procurando superar a crise e antecipando as compras. Ainda não posso identificar um percentual de aumento, mas posso afirmar que já tem uma procura” concluiu Samuel.

NACIONAL- A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) acredita que as vendas de Natal deste ano devem movimentar R$ 34,3 bilhões no comércio varejista, registrando um avanço de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A CNC acredita que os varejistas vão recrutar 73,1 mil trabalhadores temporários, registrando  um aumento de 10% em relação aos 66,7 mil postos criados em 2020.

Os setores que mais deverão gerar  novos empregos, são vestuário, com 48,9 mil vagas, e no de supermercados, 10,4 mil vagas. As duas atividades detêm 42% da força de trabalho do setor e costumam responder por cerca de 60% das vendas natalinas.