ACIC defende o fortalecimento do Agronegócio para o desenvolvimento de Campos

O assunto foi tema na 1° turma do EMPRETEC/Rural que aconteceu na região, sob a coordenação do escritório do SEBRAE local.

29/08/2022 13h00

O fortalecimento e a retomada do Agronegócio é mais um caminho para reduzir o desemprego e aumentar a economia na região. Atualmente, cerca de 10 mil famílias em Campos poderiam estar vivendo do Agronegócio, gerando alimentos de qualidade, empregos e fomentando a economia. A informação foi abordada durante a 1° turma do EMPRETEC/ Rural organizada pelo escritório do SEBRAE local, que reuniu 21 produtores rurais , além do vice presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos ACIC, Maurício Cabral, que representou a instituição centenária.

Durante o período de 22 a 26 deste mês, representantes do Sebrae, SICOOB, FUNDENOR, UENF, entre outras instituições participaram na sede do Sindicato Rural de Campos do encontro. Na pauta o Agronegócio como ferramenta para a retomada da economia da região, considerando a vocação da população, as condições climáticas e extensão territorial, além das pesquisas desenvolvidas pela equipe técnica da Uenf e FUNDENOR que vêm estudando melhorias de culturas, baseada nas condições do solo local.

O vice presidente da ACIC, Maurício Cabral, que acredita e defende o Agronegócio na construção de uma sociedade mais equilibrada, destacou que esta união de entidades como Sindicato Rural, SEBRAE, FUNDENOR, Secretaria de Agricultura, vieram para somar e criar oportunidades. " Sei da importância desse seminário para os alunos e principalmente por ser específico para o Agronegócio, um segmento tão importante para o nosso município que possui uma grande área rural e para a retomada da nossa economia. Atualmente, temos aproximadamente, mais de 10.000 famílias no nosso município que poderiam estar vivendo do Agronegócio e não podemos dispensar conhecimentos de instituições como a UENF, por exemplo, que tem estudos já realizados de um tipo de milho adaptado às condições climáticas de Campos. A FUNDENOR que possui um vasto e rico material sobre o assunto inclusive com um atlas do manancial de águas da nossa região" , concluiu Mauricio.

O Gerente do escritório do SEBRAE / Campos, Guilherme Reche destacou que o foco estratégico tem sido no fortalecimento dos setores produtivos locais, de maneira diversificada. A maior parte da Região Norte Fluminense é tomada pelo agronegócio. Há uma potencialidade muito grande. Temos aqui os maiores produtores de soja, de gado, de cana-de-açúcar, de coco, de mandioca, de maracujá e de abacaxi no estado do Rio de Janeiro”, comentou Guilherme.

Guilherme Reche, acrescentou ainda que parcerias foram importantes para o pioneirismo do projeto. “A aposta na primeira turma do EMPRETEC/ Rural só foi possível por termos acertado nas parcerias com o SICOOB e com o Sindicato Rural, além do apoio das secretarias de Agricultura de Campos e de São Francisco do Itabapoana. A intenção é ampliar a visão de oportunidades e transformar os produtores locais em grandes empresários do agronegócio, gerando assim mais renda, emprego, crescimento e desenvolvimento em todas essas propriedades da região”, assegurou Reche.

Charles Medina Faria, diretor administrativo do SICOOB Fluminense, falou sobre a importância da capacitação. “Sabemos do valor desse segmento para o desenvolvimento local e do país, por isso não pensamos duas vezes em patrocinar o primeiro EMPRETEC/Rural do Estado do Rio de Janeiro, visto a grande capacitação e formação que o programa irá proporcionar para esses produtores”, afirmou.

Já o presidente do Sindicato Rural de Campos, Ronaldo Bartolomeu ressaltou que há grandes expectativas pós- seminário. “Esperamos que o EMPRETEC/ Rural gere conhecimento e capacitação de nossos produtores para que tenhamos produções mais eficientes e cada vez mais lucrativas”, concluiu.