Acic aposta no aumento de 1O% nas vendas para o Natal

A expectativa é de que o Natal deste ano movimente R$ 65,01 bilhões em vendas, acima dos R$:64,25 bilhões de 2021, segundo a CNC.

13/12/2022 10h33

Faltando menos de 15 dias para o Natal, as lojas do comércio campistas já vêm registrando uma procura por presentes, para a Natal, que é considerada a melhor data comemorativa do ano para vendas. A expectativa é de crescimento de até 10% se comparado com o mesmo período do ano passado, considerando o números de trabalhadores no Porto do Açu e a retomada do setor offshore, já que muitos que trabalham lá, moram aqui no município. A informação é do presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Fernando Loureiro.

Para melhor atender ao consumidor as lojas do centro estão autorizadas a estender o horário de atendimento e abrir aos domingos, desde que respeite o acordo coletivo, assinado com o Sindicato do Comércio Varejista ( SINDIVAREJO). De acordo com o artigo 7.2 do contrato, os patrões têm até 30 de abril de 2023 para pagar está hora em folga.

Loureiro, acrescentou que a montagem da árvore de Natal e do Presépio na Praça São Salvador, pela Prefeitura com apoio da iniciativa privada, também vem contribuindo para despertar o espírito natalino. Outro fator, é a regularização do pagamento dos salários dos servidores públicos municipais e estaduais, permitindo assim que a população aproveite para antecipar as compras , mantendo a tradição da troca de presentes. E por fim, o pagamento da segunda parcela do 13° salário.

Maria Aparecida Silva,moradora do bairro IPS, aproveitou a folga desta segunda-feira (12) para fazer uma pesquisa de preço e antecipar as lembrancinhas para o filho João Paulo, 12 anos, a mãe Lúcia e a irmã Patrícia. " Não serão presentes caros, mais temos muito do que celebrar neste natal, depois de um período de complicado com a pandemia da Covid-19. Hoje, só temos a agradecer e comemorar, destacou.

Nacional - A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo( CNC) previu para baixo a sua previsão para o aumento nas vendas para o Natal. Inicialmente, defendeu em um descimento de 2,1%, mas devido os juros altos e do endividamento recorde por parte do consumidor, acredita que os números caiam para 1,2%. A expectativa é de que o Natal deste ano movimente R$ 65,01 bilhões em vendas, acima dos R$:64,25 bilhões de 2021, mas inferior aos R$ 67,55 bilhões de 2019.