ACIC leva grupo de empresários para conhecer o Porto do Açu

O complexo portuário, que é considerado o segundo maior do país entrou em operação em 2014.

07/03/2023 12h22

Previous Next

Com potencial de crescimento e visando atrair novos parceiros, a Associação Comercial e Industrial de Campos ACIC conseguiu nesta segunda-feira (6) levar um grupo de 40 empresários ao Porto do Açu, sendo que 10 empresários vieram da Associação Comercial do Rio de Janeiro, para conhecer a Ferroport, GNA, BP Prumo, Dome e a Molhe Sul. O analista sênior Bruno Esteves, do Porto do Açu, recebeu e acompanhou o grupo de empresários.

De acordo com o presidente da ACIC, Fernando Loureiro, essa é mais uma oportunidade de conhecer de perto o Porto do Açu e saber como nossos parceiros poderão participar economicamente deste setor que tanto cresce. Atualmente, são 20 empresas instaladas e gerando milhares de empregos, além de contribuir para o aumento da receita do município de São João da Barra e outras cidades da região. Esta visita nos permitiu ter uma dimensão do leque de oportunidades que temos na região e quanto temos para crescer no curto, médio e longo prazo, inserindo o Brasil cada vez mais no mundo desenvolvido", explicou Loureiro.

O Porto do Açu é o único totalmente privado no país, onde os investimentos já somam 20 bilhões e prevê para os próximos 10 anos mais 22 bilhões de investimentos, com foco no crescimento sustentável. Em 2022, o complexo portuário atingiu o recorde de 57,4 milhões de toneladas movimentadas, registrando um aumento de 3% se comparado com o ano anterior.

De acordo com informações da assessoria do Porto do Açu, os próximos passos contemplam a expansão das atividades de minério, petróleo e gás, além de acelerar a industrialização e avançar com projetos de energia renováveis. Além de possuir o terceiro maior terminal de minério de ferro do Brasil, é responsável por 30% das exportações brasileiras de petróleo, ergue a maior parque térmico da América Latina e abriga a maior base de apoio offshore do mundo.

O presidente do Conselho Empresarial de Jovens da ACIC Rio de Janeiro, Pedro destacou que estar no Porto do Açu não é estar apenas uma mola propulsora do nosso estado do Rio de Janeiro. Conhecer in loco esta área do nosso estado é ver o quanto temos para crescer ainda no futuro, colocando mais ainda o Brasil no mundo e vice-versa. Foi fundamental fazer esta visita com a Associação Comercial de Campos dos Goytacazes para entender as dores e temáticas pertinentes para esta região do estado e parte do Sudeste brasileiro, concluiu o jovem empresário.

_ Hoje tivemos a oportunidade de trazer o Conselho Empresarial de Jovens da ACIC ao único porto totalmente privado do país. Gosto de pensar na relação do empresariado com o Açu para além da prestação de serviços. Também precisamos utilizá-lo para aumentar nossas fronteiras, expandindo os negócios com o mundo globalizado", comentou o novo presidente do Conselho Empresarial de Jovens (CONEJ) da ACIC, Paulo Corrêa Filho.