População atende chamado para doação de sangue em ação conjunta da ACIC com o Hemocentro Regional

O atendimento aconteceu das 8h às 15h na Praça São Salvador.


12/07/2023 08h19

O professor de matemática da rede municipal, Mateus Souza Freitas, 26 anos, aproveitou sua folga na escola nesta terça feira (11) para doar sangue. " Eu sempre quis doar, mas não tinha oportunidade. Hoje, ao passar pelo Centro, vi o ônibus do Hemocentro e não pensei duas vezes, parei e doei", explicou o professor Mateus.

O objetivo do Hemocentro é aumentar o número de doadores. Durante o dia foram realizadas 7 captações de bolsas, beneficiando 28 pessoas. Também foram cadastradas 20 pessoas. Na próxima quinta-feira (13) o Ônibus do Hemocentro estará em Macaé e no dia 18, no Porto do Açu, na empresa Andrade Gutierrez.

Além do atendimento na sede do Hemocentro Regional, situado no Hospital Ferreira Machado, com atendimento diário, inclusive final de semana e feriados de 7h às 18h, também é oferecido o Ônibus Itinerante.
O ideal é realizar 70 doações diárias, mas neste época do ano caiu para 12 doações, número, o que ascendeu um alerta vermelho, já que o Hemocentro atende 25 unidades de saúde de 16 municípios do Norte e Noroeste, destacou a assistente social Maria Gonçalves.

A Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) abraçou mais uma vez essa causa, em parceria com o Hemocentro Regional. O presidente da ACIC, Fernando Loureiro, destacou a importância das pessoas participarem destas ações voluntárias. Vale ressaltar que uma bolsa de sangue pode salvar a vida de até de quatro pacientes. " É um gesto de amor que não custa nada", concluiu Loureiro.

A assistente social do Hemocentro Regional de Campos, Maria Gonçalves, ressalta que para doar é necessário ter idade entre 16 a 69 anos, sendo que os menores de idade precisam estar acompanhando de um responsável. Pesar no mínimo 50 kg e estar bem de saúde. Os doadores não precisam estar em jejum. Os médicos orientam para não ingerir alimentos gordurosos, como leite e derivados.


Certificado Digital ACIC




Parceiros e Apoiadores

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp