ACIC, CDL e SINDIVAREJO reivindicam a presença dos Guardas Municipais para orientar o trânsito em Campos

Trafegar pelas principais ruas e avenidas que cortam o município de Campos dos Goytacazes, está cada dia mais difícil.


27/07/2023 21h00

Previous Next

O volume de veículos, motocicletas, ciclistas e até carroça de atração animal vem contribuindo para este caos no trânsito. De acordo com dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no município existem 140.792 carros, 41.437 motos e 13.179 caminhonetes, explicou o vice- presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Leonardo Castro de Abreu.

Para conter as imprudências no trânsito é cada vez mais necessário a presença de uma Guarda Municipal atuante e orientando os motoristas. De acordo com o empresário, as obras são necessárias, no entanto, não deveriam acontecer juntas para não dar um nó no trânsito. O ideal seria ter Guarda Municipal para orientar a interdição do trecho, antes de chegar ao local da obra, para evitar os frequentes congestionamentos", concluiu Leonardo.

Para completar o caos um poste na Avenida José Alves de Azevedo ( Beira Valão) caiu, no início da semana, no trecho em frente ao Mercado Municipal, após mais um acidente no trânsito. Os motoristas sentiram à falta de um Guarda Municipal para orientar os motoristas em ruas próximas informando do acidente e desfiando o fluxo de veículos para outras vias públicas, visando evitar congestionamento, explicou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas ( CDL)Edvar Freitas Junior.

O presidente do SINDIVAREJO, Maurício Cabral, destacou que a Prefeitura e a empresa responsável pela realização das obras de recapeamento deveriam rever o horário para realizar o trabalho. " O número de veículos no município é muito grande e praticamente não suporta o fluxo. Para piorar, várias vias públicas estão em obra, o que contribuem para engarrafamento no trânsito, e a presença de um Guarda Municipal orientando os motoristas se torna necessário", destacou Maurício Cabral.

O Vice-presidente da ACIC, Leonardo Castro de Abreu, lembrou ainda que no passado, não muito longe, era visível a presença da Guarda Municipal nas principais ruas e avenidas do município. Hoje, quando se vê, muitos ficam no interior das viaturas ou simplesmente todos saem na mesma hora para o almoço. Não se observa uma escala no horário do servidor público.

No entanto, ressaltou que os Guardas Municipais precisam atuar orientando e sinalizando e não apenas multando. Só este ano, segundo dados da própria Guarda Municipal foram aplicadas 1.188 multas por conversão a esquerda, 1.166 infrações por falta do cinto de segurança e 741 multas por uso do celular. As instituições ACIC , CDL e SINDIVAREJO não são contra a aplicação das multas, mas entende que os Guardas Municipais precisam interagir com a população, orientando e contribuindo para um trânsito mais rápido e seguro, comentou Leonardo.


Certificado Digital ACIC




Parceiros e Apoiadores

1

Dúvidas? Chame no WhatsApp