Os 132 anos de fundação da ACIC serão celebrados no próximo dia 09 de agosto

Ao longo destes anos, a Associação Comercial e Industrial de Campos esteve envolvida em inúmeras ações voltadas para a defesa do desenvolvimento do município.

07/08/2023 16h07

Em 09 de agosto de 1891, um grupo de empresários campistas criava a Associação Comercial e Industrial de Campos com o objetivo de lutar pelo desenvolvimento econômico regional e buscar melhorias constantes para os setores produtivos da Planície Goitacá. Atualmente, Campos conta com 44.747 empresas, sendo 16.575 do setor do comércio. "Juntas, elas geram 60.081 empregos diretos e injetam R$ 110.470.401,73 só com a folha de pagamento de seus funcionários, o que colabora muito para impulsionar a economia local", explicou o presidente Fernando Loureiro, que completará um ano de gestão junto com o aniversário da ACIC.

A data festiva será marcada por uma benção presidida pelo Bispo Católico da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Dom Fernando Rifan, na quarta-feira (09), às 19h, no auditório da ACIC. Após a celebração, o presidente Fernando Loureiro fará uma apresentação sobre o primeiro ano à frente da instituição centenária e falará dos planos e projetos para seu segundo ano de gestão. Representantes das entidades locais já confirmaram presença, assim como autoridades de segurança, do poder público e empresários.

O engenheiro Fernando Loureiro avalia que este seu primeiro ano à frente da ACIC foi muito positivo e destaca várias conquistas, como a aprovação da criação de 14 Conselhos Empresariais temáticos, como a implantação do Conselho Empresarial de Jovens, a realização de campanhas sociais como doação de sangue, agasalhos, brinquedos e alimentos para atender as demandas da população mais carente e vem liderando a união das entidades de classe, setoriais e clubes de serviço para a formação de um grande Conselho da Sociedade Civil, legitimado pelos demais setores para propor, atuar e cobrar soluções. A ACIC também esteve presente nas Audiências Públicas da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), levou um grupo de empresários e da Associação Comercial do Rio para conhecerem o Porto do Açu e apoiou a instalação do Porto Central, no município capixaba de Presidente Kennedy, com a participação direta através de seus vice-presidentes na Comissão de Desenvolvimento Regional do Porto Central.

Além disso, a instituição abraçou a luta em defesa da "Ao livro Verde", a mais antiga livraria do país, que corre o risco de ser fechada.
Outra missão destacada pelo presidente da associação consiste no apoio aos empresários da Avenida XV de Novembro, que vêm sofrendo desde janeiro com o rompimento de parte do dique, deixando o espaço em meia pista e causando inúmeros prejuízos. "Essas são algumas das iniciativas e bandeiras defendidas pela ACIC", explicou Loureiro.

A Associação Comercial e Industrial de Campos vem buscando caminhos junto à iniciativa privada e ao poder público para manter o comércio vivo, pois entende que em toda cidade o comércio fortelecido aquece a economia, gerando empregos e arrecadação para os cofres públicos. "Em Campos dos Goytacazes não é diferente. Mesmo com as dificuldades, o nosso setor continua sendo uma das principais fontes de emprego", finalizou Loureiro.

O presidente da ACIC reconhece que há muito trabalho a ser feito para o desenvolvimento sustentável e duradouro do município, mas acredita que junto com sua diretoria e com o apoio dos presidentes de outras entidades do Setor Produtivo, terá mais força para continuar buscando a atenção do poder público nessa nobre missão de manter viva e ativa a centenária Casa do Empresário Campista.