Pagamentos da Prefeitura injetam mais de R$ 300 milhões na economia em dezembro

Nessa terça, Município pagou cerca de R$ 120 milhões a fornecedores e, na semana passada, antecipou o pagamento dos servidores e prestadores de serviço, além de pagar dentro do prazo o 13º salário.

28/12/2023 12h54

A Prefeitura de Campos efetuou, nessa terça-feira (26), o pagamento dos fornecedores, o que representa mais R$ 120 milhões injetados na economia local neste mês. Esse é um dos maiores recursos pagos no mês de dezembro com essa finalidade. Neste mês, a Prefeitura também injetou cerca de R$ 200 milhões com o pagamento de dezembro dos servidores municipais e prestadores de serviços, além do 13º salário. Com isso, são mais de R$ 300 milhões em recursos circulando, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Fazenda. Para representantes do setor produtivo, essa injeção de recursos é fundamental para aquecer a economia, além de ser uma demonstração de respeito aos fornecedores.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Fernando Loureiro, vê com bons olhos mais essa injeção financeira no mercado local, pois aquece a economia como um todo. Segundo Loureiro, “qualquer empresário que tenha crédito merece esse atendimento e respeito, sem contar que esse dinheiro retornará para o mercado, mesmo que por meio de impostos, além de fazer com que o PIB melhore, assim como as condições de crédito e débito no mercado, fazendo com que a roda financeira gire, aumentando o fluxo de caixa do comércio, indústria e demais segmentos da sociedade como um todo”.

“Outro ponto positivo é a inadimplência dos créditos de terceiros que poderão ser cumpridos, tornando assim a economia do município mais forte e sólida, fazendo com que a circulação de capital seja eficaz para toda a sociedade. Acumular riqueza na mão de alguns não é saudável para a economia como um todo. A circulação de capital e investimentos, sim, é fundamental para que a sociedade cresça economicamente”, disse Loureiro.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campos (SINDIVAREJO), Mauricio Cabral, vê de forma muito positiva o pagamento de mais de R$ 100 milhões aos fornecedores da Prefeitura de Campos neste período “pós-Natal” e próximo ao novo exercício de 2024. “Além de dar a segurança comercial a eles, esse recurso fomenta uma cadeia de trabalhadores diretos e indiretos e também fornecedores terceiros, além de dar subsídios para o início do ano, quando acontecem as férias e os vencimentos de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), IPVA, férias e demais obrigações acessórias referentes às empresas”.