A região Norte do Estado registrou, nesta segunda-feira (28), mais um passo para o desenvolvimento com a inauguração do parque Termoelétrica da GNA-II (Gás Natural Açu - II).
29/07/2025 15h52
A região Norte do Estado registrou, nesta segunda-feira (28), mais um passo para o desenvolvimento com a inauguração do parque Termoelétrica da GNA-II (Gás Natural Açu - II). A solenidade contou com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva e de vários ministros. A Usina torna-se a maior geradora de energia de gás natural do país, com capacidade para abastecer cerca de 8 milhões de residências, explicou o presidente da GNA-II, Emmanuel Delfosse.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC), Maurício Cabral, representou a instituição centenária e destacou a importância do empreendimento que vem mudando o interior do Estado e impulsionando o desenvolvimento da Região. Ressaltou ainda à importância da interligação do Condomínio Industrial de Campos (CODIN) a RJ-194 e a BR-101, da necessidade de duplicação da rodovia BR- 356 que liga Campos dos Goytacazes a São João da Barra e a construção da EF-118, uma linha férrea de aproximadamente 500 km que vai ligar o Porto do Açu aos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais para escoar o minério de ferro. O ministro dos Transportes Renan Filho disse durante a cerimônia que a licitação acontece ainda este ano. Cabral também faz parte do Conselho do Porto do Açu.
Estavam presentes na solenidade, a prefeita de São João da Barra, Carla Caputi, o presidente do Conselho Administrativo do Porto do Açu, Rogério Zampronha, o secretário de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR), Cássio Coelho e o Superintendente de Portos do Estado do Rio de Janeiro, João Leal, entre outras autoridades.